Perguntas Frequentes
Por que lavar as mãos, vestir aventais e às vezes luvas?
    Ao  entrar na UTI, o simples fato de lavar as mãos diminui a quantidade de  bactérias, vírus e fungos que se depositam na pele, diminuindo o risco  de infecções para os pacientes internados.
    O uso de aventais, luvas e  máscaras é recomendado em pacientes com comprovada contaminação por  bactérias hospitalares muito agressivas e resistentes, que poderiam se  disseminar para outros pacientes e mesmo para os visitantes.
    
    O que são essas máquinas? Por que os valores mudam tanto?
    Os  monitores têm várias funções e garantem a vigilância contínua dos  sinais vitais do paciente como pressão arterial, frequência cardíaca,  eletrocardiograma, saturação da oxi-hemoglobina etc. Cada paciente tem  seus valores específicos no monitor.
    Existem aparelhos que garantem a  respiração artificial dos pacientes através de máscaras, tubos ou  cânulas de traqueostomia: são os Ventiladores. Quando ouvir falar em  "bombas" na UTI, não se preocupe! São máquinas eletrônicas que controlam  o gotejamento das medicações endovenosas (soros, antibióticos e  outras).
    
    Posso beijar, abraçar, sentar na cama do meu parente?
    O  carinho, contato físico, é bem-vindo e importante para o paciente,  desde que se tomem as devidas precauções de lavar as mãos e usar  aventais e luvas nos casos recomendados. Nesses casos especiais, a  equipe avisará se houver risco de contágios. A cama do paciente nunca  deve ser usada como sofá!
    
    Por que o meu parente não consegue me ouvir? Por que não pode falar?
    De  acordo com a doença atual, os pacientes podem ou não estar sedados, ou  ainda utilizando tubos traqueais, que impedem a emissão de voz.
    
    Quem é a Equipe da UTI?
    Médicos  plantonistas e diaristas, Enfermeiras, Fisioterapeutas, Nutricionistas,  Psicólogas, Fonoaudiólogas, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem,  Secretárias, Limpeza, Seguranças.
    
    Qual o horário de visita?
    O  horário de visita e acompanhamento na UTI é determinação de cada equipe  e de seu hospital. Procure essa informação na secretaria da UTI onde  seu parente se encontra internado. Eventualmente , procedimentos de  urgência e de higiene podem atrasar a visita. Informação médica oficial  sobre o seu parente ou amigo será fornecido em algum momento do dia,  definido especificamente em cada UTI pela sua equipe.
    Procure saber quando perguntar do horário da visita! O médico conversa com a família.
    
    Como posso ajudar?
    Oferecendo  toda a informação possível sobre o paciente, respeitando a equipe e seu  trabalho, doando sangue e participando de movimentos comunitários em  prol da SAÚDE
    
    Que tipo de doenças usualmente precisam ser tratadas em UTI?
    Exemplos  típicos incluem ataque cardíaco (infarto), pneumonia, choque séptico,  envenenamento, complicações pós-operatórias, nascimento prematuro,  derrame cerebral, politraumatismo por acidente de carro, por exemplo.
    
    Qual a diferença entre a Sala de Emergência e a UTI?
    A  equipe da UTI trata desde emergências menores (fraturas, traumas  menores, etc) até graves problemas como infarto, acidentes, traumas por  armas, intoxicações, parada cardíaca súbita, etc. O objetivo ali é dar o  atendimento adequado e rápido para situações que se não forem assim  cuidadas levarão o paciente à morte ou deixarão seqüelas maiores. Uma  vez aplicados esses cuidados e estabilizado o paciente, o mesmo será  destinado à UTI ou a outra área do hospital onde poderá continuar seu  tratamento.
    
    Como meu médico regular poderia atuar nessa condição? Ele pode ser de alguma ajuda?
    Seu  médico regular ou de família é muito importante para a equipe da UTI.  Ele tem a história médica pregressa completa e pode fornecer dados  vitais para o adequado tratamento da intercorrência atual, incluindo até  valores morais, religiosos e desejos do paciente, previamente  expressos, quanto ao seu tratamento. O contato dele com a equipe de UTI  pode assim ser muito proveitoso.
    
    O que eu devo perguntar para enfermeira (o)?
  O  professional de enfermagem tem o benefício de estar ao lado do leito do  paciente por um longo período de tempo. Além disso, esse profissional  pode ser a melhor pessoa para comentar o conforto ou não do paciente e a  resposta do mesmo a certas terapias. Perguntas comuns que você pode  fazer ao enfermeiro (a):
- Quem são os médicos que estão cuidando de meu familiar/amigo?
    - Quem é o médico responsável?
    - Há um intensivista envolvido com o cuidado do meu familiar/amigo?
    - Está recebendo algum tratamento para dor?
    - Como eu, ou o paciente, chamamos por ajuda se precisarmos?
    - Como meu familiar/amigo vai ao banheiro?
    - Você pode me explicar o que o médico disse?
    - Você pode me explicar o que é esse aparelho / tubo / cateter ?
    - O que eu posso fazer para ajudar agora?
    - Quando posso visitar?
    - Se precisarem me contatar em caso de problemas, como vocês o farão?
    - Se houver algo urgente e eu não for encontrado, qual a medida que vocês tomam?
    
    O que eu devo perguntar ao médico?
    Quando vc for falar ao médico, é comum não se lembrar de tudo que deveria ou queria perguntar. então abaixo algumas sugestões
    
    - O que está errado com o paciente?
    - Ele poderá ser curado?
    - Como essa condição poderá afetar sua qualidade de vida no futuro?
    - Quando vc usualmente espera uma resposta ao tratamento em curso?
    - Quais os riscos do tratamento e das medicações em uso?
    - Ele (a) está sentido dores?
    - O que está sendo feito para evitar pânico e medo ao paciente?
    - Como ele(a) está sendo alimentado?
    - Ele (a) está recebendo as medicações que fazia uso em casa?
    
    Se a condição médica não for para cura ou a recuperação for improvável, quais as opções de conforto?
    A  equipe médica deve discutir com você e sua família todas as opções  disponíveis para o caso. Essas opções podem incluir cessar com certas  terapias como por exemplo diálise, drogas que ajudem no funcionamento do  coração e ventilação mecânica invasiva, dentre outras. Certos testes e  procedimentos podem também ser suspensos. Algumas questões podem ser  feitas por você para a equipe:
    
    - A ressuscitação cardio-pulmonar poderá salvar sua vida se seu coração vier a parar na condição atual?
    - Como o paciente está sendo mantido confortável?
    - Em casos de pacientes crianças: posso segurar o paciente?
    - Posso trazer alguém de minha crença ou religião para ver / rezar / abençoar o paciente?
    - Vocês podem esperar para cessar certas terapias para que mais membros da família possam vir e dizer seu último adeus?
    Mas  e seu eu quiser que tudo que for possível de recurso seja usado e  feito, mas a equipe médica me aconselha de forma diferente, como sendo o  mais apropriado para o paciente?
  Essa situação ocorre com frequência  quando se tem pouco conhecimento sobre a condição da doença atual.  Procure ficar bastante informado do quadro clínico do seu familiar ou  amigo, para poder entender o que se está propondo. Se o impasse e a  dúvida se estabelecerem, é necessária uma reunião entre os familiares e a  equipe médica coordenadora da UTI para se traçar um planejamento em  conjunto. Caso não haja esse consenso, você pode encaminhar sua  solicitação para a Comissão de Ética Médica do hospital. Pela Lei, todo  hospital brasileiro tem uma Comissão de Etica Médica, que poderá ser  acionada para participar na decisão final, em conjunto com a equipe da  UTI e a família. 
Fonte: AMIB


