SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

Dr. José Maria Orlando lança livro sobre como medicina mudou a história das guerras

O presidente passado AMIB (Gestão 2006-2008) é o autor de “Vencendo a morte – como as guerras fizeram a medicina evoluir”, obra que ilustra como as técnicas de cuidado aos pacientes mudaram graças às grandes batalhas enfrentadas pela humanidade. O dr. José Maria Orlando (SP), que já tinha escrito livros teóricos e práticos sobre Medicina Intensiva, inspirou-se nas histórias que seus preceptores, na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, contavam sobre atendimento médico durante as guerras para escrever sua primeira obra não-técnica.

Na introdução do livro, o dr. Orlando lembra que até 100 anos atrás infecções, epidemias e limitações cirúrgicas matavam mais do que os ferimentos de batalha. A medicina só começou a evoluir após a 1ª Guerra Mundial (1914-1919), em razão das novas opções de diagnóstico e tratamento. “Inclusive pelo advento dos antibióticos, cirurgias mais complexas agora podiam ser conduzidas com maior segurança e conforto sob efeito de anestesia. Também houve melhoria das condições sanitárias e da prevenção de muitas doenças graças às vacinas”, explica. Apenas quando a medicina passou a atuar na cura dos feridos de guerra é que os armamentos passaram a ser a principal causa de morte.

Curiosidades médicas

A obra, dividida em 24 capítulos, traz curiosidades para os interessados em História e Medicina. Algumas das narrativas contadas abordam as lutas antes do surgimento de armas de fogo, as principais improvisações antes do desenvolvimento de medicamentos e anestésicos, as grandes epidemias e as condições insalubres das trincheiras. Todos esses relatos são importantes para construir a medicina atual, já que, segundo o dr. Orlando, "os campos de batalha são verdadeiros laboratórios a céu aberto para a ciência médica".

O livro destaca como alguns episódios da História Mundial foram muito importantes para a transformação da Medicina. As duas Guerras Mundiais, por exemplo, contribuíram para aprimorar os conhecimentos sobre fisiologia, diagnóstico e tratamento das vítimas de hemorragias graves, o chamado choque. A Guerra da Coreia, nos anos 1950, colaborou para aprofundar o conhecimento sobre Insuficiência Renal Aguda. Já a Guerra do Vietnã (anos 1960), revolucionou a forma de se tratar a Insuficiência Respiratória Aguda.

Como intensivista titulado, o dr. Orlando conta que seus estudos sobre cuidado ao paciente crítico também o estimularam a estudar o tema.  O médico conta que a “íntima vinculação entre as guerras e algumas das principais entidades clínicas que fazem parte da rotina diária das UTIs despertaram a curiosidade por aprofundar minhas pesquisas bibliográficas e, assim, conhecer, em mais detalhes, a evolução histórica dessas doenças”.

Fonte: http://www.amib.org.br/detalhe/noticia/dr-jose-maria-orlando-lanca-livro-sobre-como-medicina-mudou-a-historia-das-guerras

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home