SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

Quando deve ser iniciada a diálise em pacientes com insuficiência renal aguda internados nas unidades de Terapia Intensiva?

No fascículo de 14 de julho de 2016, página 122 da Revista New England Journal of Medicine saiu publicado estudo multicêntrico, prospectivo e controlado no qual foram randomizados 620 pacientes com insuficiência renal grave ( classificação KDIGO classe 3- Kidney Disease Improving Global outcome) para serem dialisados precocemente ( assim que o paciente foi randomizado ) ou então só se um dos seguintes critérios fossem preenchidos: hipercalemia grave, acidose metabólica, edema pulmonar, ureia acima de 112 mg/dL, ou oliguria por mais de 72 após a randomização. O desfecho primário foi sobrevida em 60 dias após a randomização. Os resultados mostraram que a sobrevida dos pacientes randomizados não foi diferente aos 60 dias.

Um total de 151 pacientes (49%) dos pacientes randomizados para diálise tardia não necessitaram de diálise.

 

Diurese, um marcador de melhora da função renal ocorreu mais precocemente e em maior número nos pacientes randomizados para diálise tardia.

E finalmente, o número de infecções relacionadas ao cateter de diálise ocorreu mais no grupo para diálise precoce (10% versus 5% ,p=0.03) . Assim, a mortalidade aos 60 dias não diferiu nos pacientes com insuficiência renal grave internados em unidade de terapia intensiva. Os pacientes randomizados para diálise tardia apresentaram mais diurese, menos infecção relacionada ao cateter de diálise e menor necessidade do procedimento dialítico.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home