SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

AMIB lança livro que comemora seus 35 anos e conta a história da medicina intensiva brasileira

A AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) lançou um livro sobre seus 35 anos de fundação. Editado pela Atheneu, o título traz uma coletânea de memórias dos médicos que ajudaram a construir a história da especialidade no país, desde o desenvolvimento das primeiras UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) até a formação do profissional que hoje atua sob essa titulação.

Coordenado por Mariza D’Agostino Dias, uma das fundadoras e primeira presidente da associação, a obra tem prefácio de Jean-Louis Vincent, professor-doutor de Medicina Intensiva na Universidade Livre de Bruxelas. David Uip, médico infectologista e secretário de Saúde do Governo de São Paulo, é outro prefacista, que em seu texto relembra que “a atuação da entidade, indubitavelmente, foi crucial para o desenvolvimento, fortalecimento e reconhecimento da Medicina Intensiva brasileira, como uma especialidade médica altamente capacitada e qualificada, não apenas sob o ponto de vista da assistência, como também da formação de profissionais e da vasta produção científica”.

O livro destaca que hoje as UTIs brasileiras estão alinhadas com os principais centros mundiais, tanto em equipamentos, quanto na formação de seus profissionais. As primeiras atividades da especialidade remontam a 1955, quando chegaram ao país os primeiros pulmões de aço, então o aparelho mais tecnologicamente avançado em respiração mecânica, que deram origem à primeira unidade respiratória no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Aos poucos, outras unidades se espalharam para o Sul, Centro-Oeste e demais estados do país.

A construção do texto utilizou artigos de membros antigos e atuais da AMIB. Os relatos ajudam a reafirmar o propósito da entidade de fomentar a pesquisa, formação, titulação e defesa do médico intensivista, integrando e valorizando os demais profissionais de saúde que atuam em terapia intensiva. A maior demonstração do sucesso da entidade em suas metas é o número de médicos inscritos: se, em seu primeiro ano, havia 200 associados, hoje conta com mais de 7 mil profissionais, com representação em 25 estados do Brasil.   
  

AMIB 35 anos: A História da Medicina Intensiva no Brasil
Editora: Atheneu
Páginas: 152
Prefácio: Davi Uip, secretário de Saúde do Governo do Estado de São Paulo

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home