SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

Destaques do 36th International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine

De 15 a 18 de março, a cidade de Bruxelas, na Bélgica, recebeu a 36ª edição do International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine. Uma das principais reuniões das áreas de medicina emergencial e terapia intensiva do mundo, o encontro anual reúne centenas de especialistas de todos as partes do planeta que atuam diariamente com a área.

Promovido pelo Departamento de Terapia Intensiva e Medicina Emergencial do Hospital Universitário Erasme, da Université Libre de Bruxelles, em associação com a Belgian Society of Intensive Care and Emergency Medicine, busca expandir os horizontes científicos dos participantes e levantar importantes discussões sobre os avanços na especialidade. Neste 2016, convidados de renome estiveram presentes em mesas, conferências e palestras voltadas às boas práticas médicas assistenciais à beira leito.

Por meio de atividades científicas como workshops, tutoriais e debates, os congressistas tiveram acesso a análises consistentes dos desenvolvimentos mais recentes e de condutas relevantes em pesquisa, terapia e cuidados de pacientes graves.

De acordo com a especialista em medicina intensiva Eliana Caser, professora da disciplina de Medicina de Urgência da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o simpósio trouxe à tona temas de extrema essencialidade como Sepse e nova definições, ressuscitação com fluídos perioperatório, drogas vasoativas, monitoração hemodinâmica invasiva e não invasiva, a importância do ultrassom na UTI, epidemiologia das infecções adquiridas em UTI, cuidados paliativos, trauma, gestão em UTI, entre outros.

“Houve, também, enfoque especial para cuidados mais personalizados em pacientes críticos e apresentação de novos aspectos no tratamento de Delirium hiperativo, perspectivas imprescindíveis ao médico intensivista. Outro debate digno de registro abordou a utilização de ventilação não-invasiva (VNI) após hipoxemia em cirurgia abdominal; e ainda a exposição de estudo sobre nutrição parenteral em crianças”, ressalta Caser (clique para ver o PDF).

Expositores de todas as partes do mundo também exibiram inovações em equipamentos médicos de alta tecnologia, produtos farmacêuticos e serviços relacionados aos cuidados intensivos e medicina de emergência.

“O evento proporcionou rica troca de experiências entre congressistas e palestrantes, superando nossas expectativas. As discussões se concentraram na linha de frente do atendimento e proporcionaram a oportunidade de compartilhar expressivos avanços clínicos”, conclui dra. Eliana.

Links:
https://oxicmblog.wordpress.com/2016/03/15/isicem-2016-day-1/
https://oxicmblog.wordpress.com/2016/03/16/isicem-2016-day-2/
https://oxicmblog.wordpress.com/2016/03/18/isicem-2016-day-3/
https://oxicmblog.wordpress.com/2016/03/19/isicem-2016-day-4/


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home