SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

Resultados das eleições da SOPATI declara Luciano Azevedo como novo presidente

Com 278 votos, a Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI) elegeu nova diretoria para o biênio 2018/2019. O Dr. Luciano Azevedo assumirá a presidência da entidade e utilizará toda a sua expertise teórica e prática para colaborar com o avanço da medicina no estado. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, veio para São Paulo realizar sua residência médica em clínica médica e medicina intensiva na Faculdade de Medicina da USP.

Autor de mais de 150 artigos, capítulos de livros e livros-texto – além de ser revisor científico de mais de 20 boletins nacionais e internacionais, Azevedo possui um vasto currículo. É, também, editor acadêmico do periódico PLOS ONE e editor associado da Revista Brasileira de Terapia Intensiva. Azevedo trabalha em prol da atualização da especialidade, organizando o Curso Nacional de Atualização em Terapia Intensiva e o de Atualização em Ventilação Mecânica, além do Fórum Internacional de Sepse.

Hoje é médico da Disciplina de Emergências Clínicas da Universidade de São Paulo; médico da UTI e pesquisador do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; e médico intensivista da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da UNIFESP.

Confira abaixo a entrevista com Dr. Luciano Azevedo:

Podemos dizer que o resultado da eleição é uma demonstração de que os associados consideram que a SOPATI trilha o caminho certo?
Podemos dizer que o processo eleitoral foi conduzido de maneira correta, ética e madura pelas duas chapas concorrentes e pela comissão eleitoral. Nesse sentido, gostaria de parabenizar a todos os envolvidos no processo. Ainda mais, o fato de termos uma eleição com duas chapas disputantes demonstra que do ponto de vista da participação associativa e do interesse na nossa sociedade a terapia intensiva paulista está pronta para se desenvolver ainda mais. Tentaremos alcançar este feito durante nossa gestão.

O que a nova diretoria pretende fazer no campo da educação científica?
Vale lembrar que nossa diretoria foi eleita para a gestão 2018/2019, ou seja, antes de assumirmos, teremos ainda a gestão do Dr. Bruno Mazza e sua diretoria, da qual farei parte como presidente futuro. Assim, no decorrer de sua gestão avaliaremos as atividades em andamento e como podemos contribuir para melhorar ainda mais as ações científicas da SOPATI para nosso biênio. De maneira geral, nossas propostas incluem realização de reuniões periódicas mensais de atualização com nomes de peso cientifico da terapia intensiva nacional, gravadas e disponibilizadas no site para os sócios adimplentes. Faremos ainda mais eventos da SOPATI mais perto de você, com encontros no interior do estado, em cidades estratégicas, e ainda faremos um curso para acadêmicos de medicina, para aumentar o interesse em nossa especialidade. Temos ideia ainda de realizar simpósios multiprofissionais em cidades do interior do estado, pois percebemos essa demanda e a obrigação da SOPATI é ampliar a multidisciplinaridade em UTI.

Como será a relação da SOPATI com a AMIB?
A SOPATI é a regional mais forte da AMIB, tanto pela força econômica do nosso estado, pelo número de UTIs e também pela quantidade de associados. Nossa ideia é ter uma gestão parceira da AMIB em diversas áreas, como defesa profissional e eventos científicos. Durante a nossa gestão, teremos um CBMI em SP, em 2018, e atuaremos junto com a AMIB para que este congresso tenha uma excelente organização e nível científico. Contudo, nossa diretoria sempre defenderá o interesse da SOPATI quando houver discordância de objetivos e propósitos em relação à AMIB.

Quais serão as prioridades da gestão em termos de Defesa Profissional?
Nossa ideia é realizar um censo de UTIs de SP, para saber em que condições de trabalho os membros da equipe multidisciplinar trabalham em nosso estado. A partir deste diagnóstico, atuaremos em conjunto com a AMIB para que as unidades de terapia intensiva que não oferecerem condições de trabalho adequadas se esforcem para cumprir, pelo menos, os requisitos mínimos. Discutiremos ainda, junto à AMIB, as exigências básicas para obtenção do titulo de especialista em medicina intensiva, com o objetivo de ajustar as necessidades da área em comparação à valorização dos profissionais que efetivamente realizaram residência em medicina intensiva.

Como o associado da SOPATI pode interagir com a nova diretoria para ajudar na construção de uma SOPATI ainda melhor?
A principal forma que o associado pode interagir é participando dos eventos da SOPATI, contribuindo com seu "feedback" em relação às nossas atividades. Gostaríamos, ainda, que nossos associados tivessem uma postura ativa em relação à sociedade, sugerindo oportunidades de melhoria e mesmo relatando condições de trabalho inadequadas. Queremos que a terapia intensiva de SP se desenvolva ainda mais e, para tanto, precisamos da ajuda de todos os nossos associados.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home