SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

SOPATI: sob nova direção

Conheça o que pensa e quais os planos do presidente recém-empossado, José Roberto Fioretto

Em 12 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI), para o biênio 2014-2015. À frente da entidade estará José Roberto Fioretto, Professor Adjunto Livre-Docente em Medicina Intensiva Pediátrica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, que traz em seu currículo dois mandatos como presidente da Comissão Científica de Pediatria e a vice-presidência da gestão anterior. Confira abaixo as metas e desafios para esta gestão.

O que traz para a SOPATI de suas experiências nas diretorias anteriores?
Participo da diretoria da SOPATI há cerca de dez anos. Toda essa experiência adquirida participando ativamente das reuniões e das tomadas de decisão certamente contribuirão para a gestão que inicia agora.

A nova diretoria dará continuidade a projetos já em andamento, iniciados em gestões anteriores?
Sim, certamente. Um exemplo, que vem da gestão anterior, junto ao então presidente Jorge Luís dos Santos Valiatti, é o programa A SOPATI Perto de Você, que tem levado cursos gratuitos para todo o interior do Estado de São Paulo. Essa é uma iniciativa que deve ser continuada e incentivada. Também, procuraremos fortalecer cada vez mais o nosso Congresso Paulista de Terapia Intensiva - COPATI, realizado a cada dois anos em Campos do Jordão (SP), bem como o Curso Internacional de Atualização em Medicina Intensiva, realizado nos anos em que não temos o Congresso Paulista.

E as novidades, já há projetos novos em andamento?
Realizaremos em São Paulo, periodicamente, encontros de atualização profissional voltados aos médicos residentes, mas que serão abertos a todos os demais interessados. Estes cursos trarão sempre temas atuais da área.  Outro projeto importante será a publicação do livro da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva, uma espécie de manual de conduta.

Há projetos para aproximar a SOPATI de outras sociedades de especialidades, entidades médicas e até mesmo do poder público?
Não apenas de aproximar, mas também de manter algumas parcerias já firmadas, como é o caso da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Pediatria, isso sem falar da Associação Paulista de Medicina, com a qual há apoio mútuo em diversas ações. Estas parcerias nos permitem não apenas participar, mas também trazer estas entidades para dentro de nossos eventos. Com o poder público, não será diferente. A união de forças e ideias é sempre válida e traz benefícios a todos os envolvidos. Outra novidade, que deve ser colocada em prática em breve, é a realização de cursos de reanimação.

Quais os desafios e os projetos para a nova gestão?
O mais importante é tornar a SOPATI cada vez mais próxima do associado, para que ele tenha acesso a todos os serviços e eventos promovidos por nós. O objetivo é, sempre, facilitar o acesso do profissional ao conhecimento, às atualizações da nossa especialidade. Também buscamos fortalecer a entidade como um todo, por meio de eleições de núcleos regionais, que permitirão aos novos presidentes debater conosco, em reuniões periódicas, as metas de expansão da SOPATI pelo interior do Estado.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home