SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

AMIB lança pesquisa em Ventilação Mecânica

A AMIB disponibiliza a íntegra das Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica para os associados em seu Portal. O documento,  elaborado pela AMIB em parceria com a SBPT – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, foi lançado em novembro, durante o XVIII CBMI – Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.

Segundo o médico intensivista Dr. Alexandre Ísola, um dos coordenadores desse projeto, “o objetivo das Diretrizes é ajudar os diferentes profissionais que lidam com o paciente mecanicamente ventilado no seu dia a dia a ter em mãos uma revisão da literatura das condutas a serem realizadas em 29 temas do assunto, classificadas como Recomendação (Fazer ou Não fazer) ou Sugestão (Fazer ou Não Fazer)”.

Estima-se que 40% dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva são colocados em ventilação mecânica, daí a sua grande importância para os profissionais que atuam com pacientes críticos. “No mundo, os padrões de ventilação mecânica estão estabelecidos, mas percebemos que em nosso país cada região trabalha de uma forma e a padronização desse procedimento é de extrema importância para todos os profissionais de UTI”, afirmou a Dra. Carmen Valente Barbas, também coordenadora do projeto, que tem ainda como coordenador o Dr. Augusto Farias (BA).

Pesquisa – Simultaneamente a esse lançamento, a AMIB coloca no ar a Pesquisa DATAVENT Brasil - Pesquisa Epidemiológica para Banco de Dados em Ventilação Mecânica Pré e Pós Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica, aberta a todos os profissionais que atuam na terapia intensiva (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutrólogos e cirurgiões-dentistas);

A pesquisa será dividida em duas fases. A primeira começa hoje (25/11/2013) e vai até 31 de março de 2014. Nesse período todos os profissionais interessados em participar desse importante estudo são convidados a responder a um questionário. “O nosso objetivo é coletar dados de como o profissional que está respondendo ao questionário participa do processo de ventilação mecânica de seus pacientes, envolvendo alguns temas centrais do dia a dia”, explicou Dr. Alexandre Ísola.

Após seis meses do término da primeira fase, o questionário será repetido com o objetivo de identificar se houve impacto ou mudança nas condutas com a publicação das Diretrizes.

Clique em Pesquisa DATAVENT para participar.

Dúvidas: pesquisadatavent@outlook.com

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home