SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

Histórias contadas pelos corredores da UTI

Dr. Elias Knobel, cardiologista intensivista, lança livro de crônicas que contam o   outro lado do dia a dia da Unidade de Terapia Intensiva de forma divertida

Livro - Vivências e ConfidênciasNo imaginário popular, a Unidade de Terapia Intensiva é um lugar triste e de sofrimento, onde a morte está a espreita, a justificativa para a criação dessa imagem está em como a UTI tem sido retratada ao longo dos anos. Para desmitificar esse conceito, o Dr. Elias Knobel, cardiologista e fundador do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, traduz o cotidiano da ala em crônicas bem humoradas. Apaixonado pela medicina e pela escrita, Knobel lançou em junho o seu décimo nono livro “Vivências e Confidências – Histórias Médicas” (Editora Atheneu), que reúne 21 textos descontraídos inspirados em casos reais que o autor presenciou ou baseou-se em relatos de colegas.

Trabalhando em UTI há quatro décadas, o médico testemunhou a evolução dos aparatos tecnológicos que auxiliam os profissionais no atendimento, no entanto, foi percebendo que era necessário algo mais que infraestrutura. Dr. Elias e sua equipe do Hospital Israelita Albert Einstein buscaram a implantação de apoio psicológico aos pacientes, iniciativa que deu certo e serviu de exemplo a outras instituições de saúde. Visando otimizar ainda mais a assistência, Knobel e seu grupo de trabalho se empenharam no “Condutas no Paciente Grave” (Ed. Atheneu), um dos livros pioneiros sobre Terapia Intensiva no Brasil, publicado pela primeira vez em 1984 e que se tornou best-seller. Daí em diante ele não parou mais de escrever.

Depois do sucesso do primeiro livro, o cardiologista produziu outros de conteúdo técnico. Mas foi em 2004 que Knobel resolveu mudar um pouco o foco, mas sempre mantendo a medicina como universo central, e entrou no mundo da literatura com “Memórias Agudas e Crônicas de uma UTI” (Editora Atheneu). “Esse livro superou minhas expectativas, não imaginava que fosse ter tanta repercussão. Teve tiragem de 8 mil exemplares, um número grande para um escritor amador, e foi lido tanto por profissionais da saúde quanto pelo público leigo.”, comenta o doutor.

Ter sempre em mente uma nova história se tornou um hábito para Knobel. “Acabou virando um vício, quando tem ano que não sai um livro, todos meus colegas já acham estranho.” O autor Elias Knobel que tem como referência principal e modelo o médico e escritor brasileiro Moacyr Scliar, foi agraciado em 2012 com o 53º Prêmio Jabuti, na categoria Psicologia e Psicanálise, com “Coração... É emoção” (Ed. Atheneu).

Ao ser questionado sobre planos para novas obras, o médico diz que já está fazendo anotações de acontecimentos interessantes em sua agenda, que podem gerar crônicas no futuro. “Não vou parar de escrever. Ao publicar um livro, tenho a oportunidade de transmitir meu amor pela medicina e compartilhar a experiência de conviver com algo tão entusiasmante que é o exercício médico. Isso é muito gratificante.”, completa.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home