Boa noite!           Sábado 23/03/2019 05:14
08/04/2013 - APM

Veículo: APM
Data: 08.04.13

XXXI Congresso Paulista de Terapia Intensiva

Encontro científico, que vai de 17 a 21 de setembro, conta também com cursos pré-congresso e participação de mais de cem convidados, entre internacionais e nacionais.

A XIII edição do COPATI – Congresso Paulista de Terapia Intensiva vem aí. Acontecerá de 17 a 21 de setembro, em Campos do Jordão, com o tema “Abordagem Multidisciplinar do Paciente Grave”. Serão discutidos diferentes assuntos das várias especialidades que prestam assistência ao paciente crítico.

Contando com palestrantes nacionais e internacionais da medicina intensiva adulta, temos confirmados Glenn Hernandez (CHI), Didier Payen (FRA), especialistas internacionais em sepse, hemodinâmica e neurointensivismo. Em medicina intensiva pediátrica, apresentam-se também Alexandre Rotta (EUA) e a presidente da SCCM, Karen Lidsky (EUA), com estudos voltados para ventilação mecânica e controle glicêmico em UTI pediátrica.

Além disso, mais de cem nomes da terapia intensiva nacional participarão das palestras e conferências durante o decorrer do evento.

O Prof. Dr. Carlos Carvalho preside o Congresso neste ano. O convidado, professor titular de pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), chefe da UTI Respiratória do Hospital das Clínicas e responsável pelo Centro Formador de intensivistas do HC-FMUSP, comenta que “o COPATI é um evento já tradicional da SOPATI. Esperamos participação expressiva dos intensivistas do Estado de São Paulo, assim como de outras regiões do Brasil. Essa é uma oportunidade de interagir com os colegas, discutir temas científicos, se atualizar dentro da especialidade, e, assim, oferecer um melhor atendimento ao paciente”.

De fato, o COPATI, que data desde 1990, tem uma tradição de oferta de atualização profissional, contando com cursos pré-Congresso que acrescentam à programação científica e à Sessão de Temas Livres tópicos de grande interesse para os intensivistas. São eles: Ventilação Mecânica em UTI (VENUTI), Atualização em Medicina Intensiva e Fundamentos de Suporte em Medicina Crítica (FCCS). Os cursos ocorrem nos dois dias anteriores ao evento, entre 17 e 18 de setembro, e seu conteúdo pode ser checado no portal do evento (www.congressocopati.com.br), onde também serão disponibilizadas a programação completa e a tabela de inscrições.

“Diariamente são publicados inúmeros novos estudos na Medicina. É importante que essas novidades sejam discutidas. As reuniões científicas, por congregar diferentes profissionais com distintas subespecializações, são oportunidades para trocar informações e discutir perspectivas científicas, mantendo o intensivista sempre atualizado”, comenta o Dr. Carlos Carvalho.

Ainda pensando na promoção da atualização científica, vale lembrar que os associados da Sociedade de Anestesiologia de São Paulo (SAESP) e da SOPATI têm descontos especiais nas inscrições dos eventos de medicina intensiva e anestesiologia realizados por ambas as sociedades, o que significa que associados da SAESP, ao se inscreverem no COPATI, também gozam de valor reduzido na inscrição. A SAESP, inclusive, também participará da programação científica do COPATI por meio de sessões temáticas e mesas redondas – gesto esse que tem sua reciprocidade por parte da SOPATI no COPA (Congresso Paulista de Anestesiologia), no qual a SOPATI discutirá temas relacionados à terapia intensiva.