(11) 3288-7189 e (11) 3283-4873 Fale conosco

Departamento de Nutrição

A nutrição inadequada, é potencial causadora ou agravadora de doenças.  Sua relevância cresce quando olhamos o tema na perspectiva do ambiente hospitalar. O cuidado com a nutrição é fator-chave para a qualidade da assistência, experiência  e segurança do paciente.

A desnutrição hospitalar é um fato muito mais frequente do que imaginamos, e também, muitas vezes negligenciado tendo como principais efeitos adversos o aumento no tempo de internação, piora no sistema imunológico, demora no processo de cicatrização, aumento do risco de complicações cirúrgicas,  infecções,  lesão por pressão e mortalidade, contribuindo para  inflar os já elevados custos da saúde.  Em idosos e pacientes críticos, esses riscos aumentam exponencialmente, acompanhados  pela fragilidade adquirida em UTI e sarcopenia. Durante essa gestão trataremos essas e outras temáticas tão relevantes que compõe os cuidados assistenciais do paciente crítico junto à equipe multiprofissional.

O Departamento de Nutrição da Sopati tem por objetivo:

  • Apoiar a Diretoria SOPATI na elaboração de normas, manuais e protocolos.
  • Ser referência em nutrição clínica em pacientes críticos para instituições de ensino, pesquisa e assistência à saúde em São Paulo.
  • Gerar conhecimento na área de Nutrição Clínica e Terapia Nutricional por meio de cursos de atualização.
  • Participar na comissão científica do XIX Curso Internacional de Terapia Intensiva.
  • Contribuir na SOPATI-Integrativa.
  • Divulgar artigos comentados por especialistas no site.
  • Trabalhar em parceria ao Departamento de Nutrição da AMIB.

Comitê de Nutrição SOPATI
Silvia Maria Fraga Piovacari
Drielle Schweiger Freitas Bottairi
Mariana Frigo de Moraes



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home