SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

4 de maio: debate discute as novas definições de sepse

Sopati promove evento, a partir das 20h, no Hospital Samaritano, em São Paulo

A Sociedade Paulista de Terapia Intensiva realizará o painel “Novas Definições de Sepse: O que Mudará”, no próximo dia 4 de maio, no Hospital Samaritano, na capital paulista, a partir das 20h. A discussão abordará  as recomendações das entidades internacionais sobre o tema as quais  trouxeram reações contraditórias entre os especialistas na área.

Por iniciativa da Society of Critical Care Medicine e a European Society of Intensive Care Medicine, as novas definições de sepse e choque séptico resultaram em um consenso, consubstanciado por 17 especialistas mundiais de renome e publicado recentemente no The Journal of the American Medical Association (JAMA).

“Em nossa mesa-redonda, levantaremos a discussão sobre as contradições decorrentes destas mudanças conceituais, que, aliás, o próprio Instituto Latino-Americano de Sepse não endossou. É importante aprofundar o debate em torno destes critérios, esclarecer as dúvidas e elucidar melhor a questão. Além de nossa participação, teremos um representante do ILAS e outros nomes de destaque em nossa especialidade”, explica dr. Bruno Franco Mazza, presidente da SOPATI.

Segundo Mazza, houve uma mudança nos critérios diagnósticos, especialmente nos aspectos da denominação e forma de avaliação. Não está completamente estabelecido se a modificação é válida e por isso existe uma intensa argumentação sobre o que estes parâmetros representam e as razões que levantam contestações por renomadas sociedades médicas.

“Precisamos chegar ao senso comum e esclarecer se as novas definições devem ser incorporadas ou não e se vamos realmente aderir. A SOPATI, ciente da importância do assunto, inclusive ciente de que a própria Sociedade Americana de Médicos de Emergência não está convicta sobre o tema, deve trazer aos associados indicativos de como alinhar a conduta para o melhor tratamento da sepse em nosso país”, completa dr. Bruno.

O encontro é aberto aos associados. Para mais informações e inscrições, entrar em contato diretamente com secretaria da SOPATI, em (11) 3288-3332.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home