SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

Conferência da ELSO Latino-americana oferece treinamento para uso do método ECMO em pacientes graves

A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar a primeira Conferência da ELSO (Extracorporeal Life Support Organization) Latino-americana, capítulo responsável por integrar centros que oferecem suporte à vida utilizando a estratégia intervencionista ECMO (Extracorporeal Membrane Oxygenation). O encontro acontecerá de 4 a 6 de dezembro de 2014, no Centro de Convenções da Fecomércio, no bairro da Bela Vista, zona sul da capital.

É direcionado a médicos intensivistas, cardiologistas, pneumologistas, pediatras, anestesistas, cirurgiões cardíacos, torácicos, pediátricos e do trauma, enfermeiros, perfusionistas e fisioterapeutas.

Método ECMO no dia a dia da UTI

A ECMO é um método que possibilita a substituição da circulação e da oxigenação do sangue através de uma bomba centrífuga e de uma membrana extracorpórea. A medida visa evitar a má perfusão tecidual e proteger os pulmões contra as agressões da ventilação mecânica.

De acordo com relatório oficial da ELSO de janeiro de 2014, mais de 58 mil pessoas foram submetidas à terapêutica no mundo e apresentaram sobrevida média de 60%.

Na America Latina, onde a ECMO é utilizada desde 2003, a taxa de sobrevida foi de 65% entre os  287 pacientes, conforme dados de outubro de 2013.

Para Fernando Antoniali, coordenador do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas e membro do Comitê organizador da Conferência da ELSO Latino-americana, a ECMO pode ser solução para dilemas clínicos na UTI:

“Até pouco tempo, um paciente em situação muito grave, por exemplo, com pneumonia severa, mesmo que colocado no respirador com oxigenação a 100%, caso não conseguisse difundir adequadamente o oxigênio, poderia sofrer falência pulmonar terminal, o que culminaria no falecimento. Hoje, ainda em vários lugares se aceita que, ao chegarmos a essa conjuntura clínica, infelizmente não há mais nada que possa ser feito, o que não é uma verdade. Existe alternativa em situações de falências cardíacas e pulmonares extremas e esse tratamento se chama ECMO. Dependendo do caso, temos a capacidade de substituir as funções do pulmão e do coração por alguns dias e semanas. Além de permitir que esses órgãos se recuperem, nesse período podem ser realizados procedimentos cirúrgicos e até transplantes”.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia do evento, 4 de dezembro, serão promovidos treinamentos e simulações da implantação da ECMO, e discussões sobre a condução clínica dos pacientes. Nas diversas estações no formato de “Hands On”, em que o aluno poderá ter contato direto com os equipamentos e circuitos empregados nas intervenções, serão abordados o uso do método em adultos, crianças e neonatos. Também fazem parte da temática os aspectos das indicações respiratória e cardíaca da ECMO, bem como tópicos relativos à canulação.

Em 5 e 6 de dezembro, o congressista terá a oportunidade de prestigiar aulas e mesas redondas com a presença de especialistas nacionais e internacionais. Um grande destaque é a participação do Dr.  Robert Bartlett, considerado o “pai da ECMO”. Professor emérito de Cirurgia da University of Michigan Medical School (EUA), é reconhecido pelo desenvolvimento da técnica e pelo primeiro tratamento neonatal, realizado em 1975. Ele ministrará as palestras “Perspectiva histórica da ECMO” e “Fisiologia da ECMO: O que nós já deveríamos saber?”

Na extensa programação científica, constam as palestras “Indicações não cardíacas e resultados em neonatos e crianças”, ministrada por Laurance Lequier, diretor do Extracorporeal Life Support Program do Stollery Children’s Hospital (Canadá); “Estratégias de canulação para um suporte otimizado”, por Michael McMullan, cirurgião pediátrico cardiotorácico no Seattle Children's Hospital (EUA); “A hipercapnia e a acidose respiratória são realmente seguras?”, por Marcelo Amato, supervisor da UTI-Respiratória do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) , entre outras.

A Conferência contará ainda com a apresentação de pôsteres a respeito dos temas “ECMO em adultos”, “ECMO em crianças e neonatos”, “ECPR”, “Transporte em ECMO” e “Programas de treinamento em ECMO”. Para conferir o regulamento e submeter trabalhos, os proponentes devem acessar o site oficial do evento: www.elsolatam2014.com

INSCREVA-SE!

O formulário de inscrição para a Conferência ELSO Latino-americana está disponível em www.elsolatam2014.com/inscreva-se. Para mais informações, envie email para elsolatam2014@mci-group.com.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home