SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

Profissionais de terapia intensiva participam de treinamento com pilotos de avião

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), com o apoio da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI), realiza a primeira edição do curso CRM AMIB/Gol, em 13 e 14 de dezembro de 2013, no Hospital Brasil da Rede D'Or São Luiz, em Santo André. Trata-se de  um treinamento customizado a partir do CRM (sigla em inglês para Gerenciamento de Recursos da Tripulação) para evitar falha humana no atendimento em UTI.

O CRM foi instituído pela Nasa em 1979 para impedir os erros humanos encontrados em boa parte dos acidentes aéreos da época. É uma técnica fundamental para otimizar a segurança na aviação comercial, pois, ensina a reconhecer as limitações humanas e falhas possíveis de ser evitadas. O treinamento é obrigatório em todas as companhias aéreas do mundo.

“São ferramentas utilizadas para afinar posturas que podem induzir ao erro. Se bem aplicada, a metodologia e a mudança do comportamento organizacional podem impactar na segurança, no atendimento e, consequentemente, na redução da mortalidade”, explica dr.Haggéas da Silveira Fernandes, coordenador geral do projeto e coordenador médico da UTI adulto do Hospital Brasil.

Após contato com a Gol Linhas Áreas, dr.Haggéas participou de um curso interno no Centro de Simulação da Gol, no início deste ano. A partir daí, com as adaptações necessárias, surgiu a customização para a Unidade de Terapia Intensiva, com a avaliação da cultura de segurança em UTI, pontos de diferença entre aviação e a medicina intensiva, adaptação para situações como gestão de conflito e abordagem de famílias e pacientes em UTI.

O objetivo é levar o treinamento para todas as UTI’s associadas da AMIB interessadas na melhoria contínua da segurança, com atualizações, preferencialmente anuais, no máximo a cada biênio. De acordo com dr.Haggéas, é importante que toda a equipe multiprofissional participe, e para tanto, o curso terá duração de 2 dias, facilitando o deslocamento de profissionais da operação para a sala de aula.

A apresentação contempla treinamento teórico prático com simulação e uso de mídias digitais, que abrangem temas como assertividade, violação e erros, tomada de decisão, o aperfeiçoamento da comunicação nas trocas de plantão, o distanciamento do poder e o trabalho de uma equipe multidisciplinar.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home