SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

Área restrita:

E-mail

Senha

Lembrar senha

XIII Congresso Paulista de Terapia Intensiva

Edição de 2013 terá como tema central a abordagem multidisciplinar do paciente grave

Entre 17 e 21 de setembro, no Campos do Jordão Convention Center, em Campos do Jordão, a Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI) promove um de seus eventos mais tradicionais: o XIII Congresso Paulista de Terapia Intensiva (COPATI). Em sua décima terceira edição, a reunião científica adquire um formato mais dinâmico e interativo, focando na atuação da equipe multidisciplinar da Terapia Intensiva no atendimento ao paciente crítico.
O COPATI busca congregar as diferentes áreas ligadas à medicina intensiva, convidando não apenas médicos, mas fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e demais profissionais envolvidos na dinâmica de funcionamento das UTIs.

Quem decide é o público
A grande novidade deste evento foi a maneira como foram obtidas diversas sugestões para a programação: por meio de um questionário online, a SOPATI ouviu de seus associados, quais as suas expectativas em relação ao evento e o que é  que eles gostariam de ver em seus blocos temáticos.
Em menos de um mês, foram obtidas cerca de 150 respostas – equivalente a mais de 15% do público esperado, que é de mais de 1000 congressistas, entre médicos, estudantes de medicina e profissionais de outras áreas. A análise dos dados demonstra que esse público não se restringe a profissionais recém-formados, mas inclui também aqueles que já vêm participando de eventos da Terapia Intensiva há algum tempo.
É esse grupo, inclusive, que dita os parâmetros pelos quais passa a organização do Congresso: reciclagem em novos temas, equipamentos e medicações, além de discussão de casos clínicos, são as principais preocupações do congressista hoje. Em relação aos temas mais citados e requisitados, destacaram-se Choque e Monitorização Hemodinâmica, Sepse e Neurointensivismo e Ventilação Mecânica, para a qual a Fisioterapia demonstra interesse especial.
“Quando perguntamos quais deveriam ser os principais objetivos do COPATI, os associados responderam que o programa científico deveria promover mais discussões de casos clínicos e maior interação entre especialistas. Esta é uma proposta que queremos cumprir. A escolha da cidade de Campos do Jordão também contempla os interesses do público: por ter um charme todo específico, principalmente nesta época do ano. A ideia é favorecer o contato entre os participantes, já que o Centro de Convenções é localizado próximo ao local do evento, dos hotéis e das opções de lazer. Esse é mais um diferencial do Congresso”, revela Luciano Azevedo, diretor da SOPATI.

Com a palavra, o presidente
O Congresso neste ano será presidido pelo Prof. Dr. Carlos Carvalho, professor titular de pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), chefe da UTI Respiratória do Hospital das Clínicas e responsável pelo Centro Formador de intensivistas do HC-FMUSP.
“O COPATI é um evento já tradicional. Esperamos participação expressiva dos intensivistas do Estado de São Paulo, assim como de outras regiões do Brasil. Essa é uma oportunidade de interagir com os colegas, discutir temas científicos, se atualizar dentro da especialidade e oferecer um melhor atendimento ao paciente. Nesse ano, teremos como convidados internacionais de Medicina Intensiva Adulta Didier Payen, da França, e Glenn Hernandez, do Chile, ambos especialistas em Sepse, Hemodinâmica e Neurointensivismo. Na Medicina Intensiva Pediátrica, os convidados internacionais serão Alexandre Rotta e Karen Lidsky, com inúmeras publicações em ventilação mecânica e controle glicêmico em UTI pediátrica. Ou seja, o COPATI será um evento ímpar para atualização do sócio da SOPATI.”

Convidados internacionais e pré-congresso
Serão quatro os convidados internacionais, além dos mais de cem nomes da Terapia Intensiva nacional, que também participarão das palestras e conferências.
De acordo com Carlos Carvalho, “diariamente, são publicados inúmeros novos estudos na Medicina. É importante que essas novidades sejam discutidas. As reuniões científicas, por congregarem  diferentes profissionais com distintas subespecializações, são oportunidades para trocar informações e discutir perspectivas científicas, mantendo o intensivista sempre atualizado”.
Outro destaque é o programa de atualização profissional pré-congresso, que inclui três cursos de grande interesse para o intensivista: Ventilação Mecânica em UTI (VENUTI); Atualização em Medicina Intensiva (AMIB); e Fundamentos de Medicina Intensiva (FCCS).
Os cursos ocorrem nos dias 17 e 18 de setembro, precedendo a abertura oficial do Congresso, no dia 19. O conteúdo e outras informações sobre os cursos estão disponíveis no portal www.congressocopati.com.br.

Outros temas
Outra novidade do evento é a incorporação de uma nova sala para Medicina Intensiva para adultos, totalizando duas que acontecerão simultaneamente. Esta ampliação oferecerá melhor acomodação dos congressistas nas discussões. Outras mesas como a de multidisciplinaridade e infecção em UTI, de Cardiointensivismo e a mesa disponibilizada pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), com temas como paciente crítico cirúrgico e transporte de paciente grave, serão debatidos.
No dia 20, para os interessados em Medicina Intensiva Pediátrica, destaque para a campanha Sobrevivendo à Sepse, um esforço mundial que visa reduzir a taxa de mortalidade da Sepse nos próximos cincos anos. No Brasil, essa campanha é coordenada pelo Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS). Serão realizadas algumas conferências internacionais sobre hipotermia no paciente com lesão cerebral traumática, hipotermia depois da parada cardíaca, manobras de recrutamento, drogas inotrópicas para choque cardiogênico, discussão sobre terapia de substituição renal, hemodinâmica do choque, neuromonitorização, etc.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home