Boa noite!           Quarta 26/06/2019 23:50
Fechamos 2017 comemorando os 40 anos de sucesso de nossa SOPATI
2017 foi um ano importante para a nossa SOPATI: comemoramos 40 anos de trajetória e realizamos a décima quinta edição do nosso COPATI. Foi um ano de muitos desafios que conseguimos superá-los com apoio de nossos parceiros e, principalmente, dos nossos associados. O COPATI, que esse ano ocorreu em agosto, em Campos do Jordão, contou com mais de 700 participantes que lotaram toda as salas durante os quatro dias de encontro. Foram seis convidados internacionais: Heidi J. Dalton (EUA), Jean-Louis Vincent (Bélgica), John Marini (EUA), Luciano Gattinoni (Itália-Alemanha), Mervyn Singer (ING) e Peter C. Rimensberger (Suíça) e mais de 100 dos mais importantes nomes nacionais da terapia intensiva.

O COPATI nasceu com intuito de reunir no principal Estado da união os principais nomes da terapia intensiva nacional para a troca de experiências entre os profissionais que atuam nas unidades de terapia intensiva brasileiras. “A programação científica sempre foi priorizada. A cada edição, os participantes têm oportunidades de atualizações em diferentes procedimentos no tratamento do paciente crítico, me senti lisonjeado em ter sido nomeado como presidente de Honra dessa edição comemorativa”, disse Dr. Elias Knobel, Presidente de Honra do XV COPATI.

Dra. Suzana Lobo, presidente do XV COPATI, reforçou que a décima quinta edição do evento coroou a importância do evento. “A edição de 2017 contemplou uma programação brilhantemente elaborada pela Comissão Científica, coordenada Professora Carmem Barbas”, disse.

Dra. Carmem Barbas, Diretora Científica UTI Adulto – Gestão 2016-2017, também destacou a programação multidisciplinar do encontro, que possibilitou a troca de informações e conhecimento entre todas as especialidades da terapia intensiva. Fato também compartilhado com o colega de gestão, Dr. Marcelo Brandão, Diretor Científico UTI Neonatal e Pediátrica: “O XV COPATI foi um dos mais importantes momentos da nossa sociedade em 2017. Tivemos nomes importantes nacionais e internacionais e a participação de um público com grande interesse na atualização e novidades apresentadas. Durante todo o congresso, todas as salas estiveram lotadas”.

2017 também encerra mais uma gestão de Diretoria. Em dois anos, muitas atividades foram realizadas. Entre eles o projeto “Reunião de UTIs do Estado de São Paulo”. Foram dez encontros em dois anos que reuniram ao todo mais de 400 intensivistas. Os temas abordados foram: Infecções Virais Respiratórias (Hospital Israelita Albert Einstein), Novas Definições de Sepse: o que mudar? (Hospital Samaritano), ECMO (Hospital Sírio Libanês), Cuidados Intensivos no Paciente Oncológico (A.C Camargo Cancer Center), Segurança do Paciente Crítico (Hospital Alemão Oswaldo Cruz), Trauma (Hospital 9 de Julho), Monitorização e Intervenções Terapêuticas no Choque Circulatório (Hospital São Paulo), Cuidados ao Paciente Crítico (InCor), A Importância das Habilidades não técnicas na Atuação do Intensivista (IAMSP) e o Intensivista do Século XXI – Técnica, Gestão e Relacionamento (Hospital São Camilo – Unidade Pompeia). Lembramos que todas as reuniões estão disponíveis no site oficial da SOPATI.

Um ano antes, em 2016, aconteceu também mais uma edição do Curso de Atualização em Terapia Intensiva, que reuniu 900 participantes.   O XVIII Curso Internacional de Atualização em Terapia Intensiva, que ocorreu nos dias 9 e 10 de setembro, foi mais um sucesso da trajetória de 40 anos da SOPATI.

Outro importante feito nesses dois anos foi o apoio e a participação da SOPATI nos encontros do Núcleos Regionais: “Jornada de Atualização em Medicina Intensiva” (Núcleo Vale do Paraíba – 05/08/2016), “XI Jornada de Pediatria UNESP” (Núcleo Botucatu - 17 e 18/08/2016), “Simpósio Multiprofissional de Medicina Intensiva” (Núcleo Ribeirão Preto - 21 e 22/10/2016), “Jornada SOPATI “ (Núcleo Presidente Prudente - 09 e 10/06/2017) e “Simpósio de Medicina Intensiva – Hospital de Câncer de Barretos” (Núcleo São José do Rio Preto – 10/06/2017).
O presidente Dr. Bruno Mazza, Gestão 2016-2017, disse que ao assumirem a sociedade a meta era ter uma sociedade atrativa aos associado – tanto os antigos, como os novos. “Buscamos sempre um crescimento efetivo da SOPATI e da nossa especialidade em si dentro do. A SOPATI é a maior regional da AMIB e, em todas as nossas atividades, buscamos mostrar a importância para o intensivista de participar da sociedade. Agradecemos a todos que estiveram conosco nesses dois anos de jornada”, finalizou.

Foto – DIRETORIA SOPATI – 2016-2017
Legenda:
Da esq para dir: Dr. João Manoel da Silva Junior (1º Tesoureiro), Dr. Rossano César Bonatto(Vice-Presidente), Dra. Carmen Silvia Valente Barbas (Diretora Científico - UTI Adulto), Dr. Bruno Mazza (Presidente), Dr. Alexandre Marini Ísola (2º Secretário), Dr. Haggéas da Silveira Fernandes (1º Secretário) e Dr. Marcelo Barciela Brandão (Diretor Científico - UTI Pediátrica e Neonatal).