Boa noite!           Terça 26/09/2017 18:41
AMIB realiza ações de conscientização sobre a Higienização das Mãos em 15 cidades

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) promoverá na terça-feira (5.5) ações em 15 cidades para conscientizar os visitantes de hospitais. A atividade marca a primeira “blitz” da Campanha de Prevenção da Infecção na UTI, promovida pela entidade.

A higienização das mãos é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde. Estima-se que a correta lavagem das mãos de profissionais e visitantes de pacientes internados pode diminuir em, pelo menos, 40% os casos de infecções.

O dado é da Organização Mundial de Saúde que, desde 2009, instituiu 5 de Maio como o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Durante a atividade, todos os visitantes nos hospitais que participarão da ação serão abordados por profissionais que explicarão a importância da lavagem das mãos antes de visitar o paciente e ao sair do hospital. Na ocasião, todos receberão um material ilustrado que ensina os 9 passos para a higienização das mãos.

“Embora seja uma medida extremamente simples, as taxas de adesão a essa medida são muito baixas, chegando a apenas 70% nos centros que apresentam os menores índices de infecção”, diz o médico intensivista Dr. Thiago Lisboa, coordenador da Campanha.

Como será a Campanha - Para sustentar as ações de conscientização, a AMIB desenvolveu alguns materiais. Serão três cartilhas distribuídas em todas as UTIs do Brasil: do Médico, que trará o conteúdo técnico da abordagem dos 7 Pontos Chaves da Prevenção da Infecção; do Profissional de UTI – Equipe Multidisciplinar, que apresentará como aplicar os 7 Pontos Chaves; e a do Familiar, que também terá a abordagem técnica, porém enfatizando a importância da higienização das mãos e outras formas de prevenir a infecção na visita ao familiar internado.

 Estão programadas quatro “Blitz”. A primeira delas acontece terça-feira (5.5), com foco no Dia Internacional da Higienização das Mãos. Em 13 de setembro, as ações serão voltadas para o Dia Mundial da Sepse; 15 de outubro, o Dia Mundial da Lavagem das Mãos; e 10 de novembro, quando se comemora o Dia do Intensivista.

As cidades participantes são: São Paulo – capital; São José do Rio Preto (SP); Brasília (DF); Rio de Janeiro (RJ); Niterói (RJ); Porto Alegre (RS); Curitiba (PR); Salvador (BA); Fortaleza (CE); Recife (PE); Manaus (AM); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Florianópolis (SC); e Belo Horizonte (MG).

Clique aqui para saber mais sobre a Campanha “Prevenção de Infecção na UTI”.