Bom dia!           Sexta 29/08/2014 11:00
E-mail Senha Lembrar senha
CHECKLIST-ICU Trial - Convite para estudo randomizado brasileiro de melhoria de qualidade assistencial - 17/04/2013

Prezado(a) Colega,
Gostaríamos de convidá-lo para participar do estudo CHECKLIST-ICU TRIAL. Trata-se de um estudo randomizado em "clusters", multicêntrico brasileiro, para verificar se a utilização de intervenção incluindo checklists, associado à avaliação de metas assistenciais diárias durante a visita multiprofissional e alertas clínicos, pode reduzir a mortalidade hospitalar de pacientes internados em unidades de terapia intensiva adulto. Se você já respondeu a este convite anteriormente, por favor desconsidere este email.

Ineditismo - Este é o maior estudo randomizado para melhoria de qualidade assistencial já conduzido em medicina intensiva no mundo, e de forma pioneira, o projeto é liderado e conduzido por intensivistas brasileiros.

Delineamento - O estudo será realizado ao longo de duas fases. Na primeira fase, serão coletados dados simples de 60 pacientes consecutivos admitidos em 152 UTIs brasileiras. Na segunda fase, parte das UTIs será randomizada para iniciar a aplicação de checklist incluindo avaliação das metas diárias de assistência para 60 pacientes consecutivos. Ao término da segunda fase, as UTIs que foram randomizadas para o grupo controle receberão treinamento e as ferramentas para aplicar o checklist. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital do Coração e foi registrado na base ClinicalTrials.gov (NCT01785966).

Condução simples e treinamento - Os procedimentos do estudo e coleta de dados foram desenhados de modo que o trabalho dos investigadores seja mínimo. A coordenação do estudo fará treinamentos nos centros e auxiliará com diversas ferramentas de suporte aos centros participantes.

Incentivos para participação - A participação no estudo resultará em melhoria da qualidade da assistência aos pacientes graves e publicação em nome dos colaboradores dos centros. Adicionalmente, haverá bolsa para o indivíduo que fará a coleta de dados e incentivos não financeiros para as UTIs.

Organização - O estudo CHECKLIST-ICU foi delineado e é coordenado em parceria pelo IEP-HCor – São Paulo, ICEP do Hospital Samaritano – São Paulo, Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e IEP - Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS com apoio do Ministério da Saúde por meio de recursos financeiros do PROADI (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS). O estudo CHECKLIST-ICU também conta com apoio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB por meio da AMIB-Net, da BRICNet (Brazilian Research in Intensive Care Network) e do Instituto Latino Americano para Estudo da Sepse.

Como participar - Participam do estudo UTIs adulto, exceto unidades exclusivamente cardiológicas. Caso tenha interesse em participar como pesquisador em sua UTI, por gentileza, preencher o formulário abaixo e encaminhar para checklist-icu@amib.org.br.

Sua participação como pesquisador no CHECKLIST-ICU Trial é fundamental!

Comitê Diretivo do CHECKLIST-ICU TRIAL